É África, falam Português, está tudo bem!


Pois… não é assim tão fácil. Saltar de Angola para Moçambique, de um trabalho para outro, mudar de organização, de colegas, de paisagem, de temperatura e sei lá que mais  tem custos de adaptação. É uma espécie de jetlag levado ao extremo. 

Sinto que posso ser atropelada a qualquer momento, porque se conduz ao contrário e ainda não me habituei. Estou constantemente a tentar entrar no lugar do motorista, porque era daquele lado do carro o meu lugar à 3 dias atrás.

Na primeira reunião de trabalho dei por mim a baralhar as divisões administrativas, ao chamar municípios e comunas àquilo que em Moçambique são distritos e povoações.

O choque térmico está a melhorar mas 20º de oscilação não é fácil. Durante o dia é perfeito: Sol radioso, 20 e poucos graus. Há noite a coisa complica-se, pois em Angola acho que raramente baixou dos 30º e aqui anda pelo 15º. Não tenho roupa para tanto frio!

No segundo dia, ao acordar ainda sem saber muito bem onde estou, vou para a sala do pequeno-almoço e tenho a TV ligada a TPA a passar um programa sobre o Huambo. Convenhamos que estas coisas não ajudam à adaptação de uma pessoa. Foi um momento muito estranho.

A maioria das pessoas não me percebe. É um fenómeno desconcertante. O meu Português, que tem um muito subtil sotaque do Porto (é o que me dizem!) e que a tantos Angolanos soava a brasileiro (vá-se lá saber porquê), aqui não é compreendido. É possível que tenha adoptado umas coisinhas angolanas, sei que faço isso naturalmente, mas daí a não ser entendida… ora bolas! O desconhecimento do Português sempre foi muito maior aqui do que em Angola. A vida quotidiana desenrola-se numa das 25 línguas banto ou dialéctos locais e sobretudo em meios de menos contacto com estrangeiros a comunicação é difícil.

Imaginem agora o que vai ser nos distritos mais isolados. Tenho de preparar dinâmicas de grupo com recurso a meios visuais, gestos, sons… enfim é preciso pôr as pessoas a falar comigo de qualquer maneira. 

Uma bela forma de passar um domingo lindo de Sol a trabalhar em vez de ir passear e tirar fotografias.

Deixe uma Resposta

