Pobreza extrema


Não me recordo, nos últimos tempos, de ter uma tão grande percepção de pobreza, como aqui no Chimoio. E olhem que tenho uma boa resistência, do género daquela que os médicos têm à morte, por exemplo. Mas ontem mal cheguei à cidade e comecei a olhar em volta vi um número de pedintes quase insólito, andrajosos, muitos idosos, muitos meninos de rua. Surpreendeu-me. E depois enquanto almoçava numa pequeno restaurante simples da cidade assisti a uma cena que me impressionou. Podia ver-se na rua vários pedintes de um lado para o outro mas a dada altura um miúdo pequeno entra no restaurante com uma velhinha cega pela mão e vai pedindo de mesa em mesa. É feio dizer isto mas eles metiam medo tal era o grau sujidade e mau cheiro. Vejo o dono, no balcão fazer sinal a um empregado para ir tratar do assunto. Achei que os ia correr dali para fora, mas pensando bem não era esse tipo de autoridade ou repulsa que se lia no rosto dele, era assim mais uma tristeza e impotencia.
O empregado aproximou-se deles, cumprimentou a senhora e pediu muito educadamente ao menino que pedisse na porta do restaurante para as pessoas lhe poderem dar o que entendessem à saída. O miúdo insistiu e argumentou e o empregado, sempre muito baixinho e educadamente contra-argumentou, até que a velhinha procurou o braço do empregado e lhe fez uma festa no ombro e fez sinal ao miudo para a levar dali.
Pode parecer uma coisa banal mas a educação e quase ternura com que a situação decorreu deixou-me a pensar.
Quando saí já lá não estavam. Mas estavam outros ali e pela cidade toda. Estou para ver os distritos mais isolados onde vou andar… a ser assim na capital da província…
Apesar do crescimento, das subidas nos indicadores de desenvolvimento… ainda há tanta gente que fica de fora. Já não me devia deixar impressionar por estas coisas. Felizmente Moçambique é conhecido por ser “terra de boa gente”… sempre ajuda a equilibrar as coisas.

Advertisements

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: