Parece Portugal nos anos 80


Disseram-me isto sobre Angola, hoje, e ficou a martelar-me no pensamento. Os maravilhosos anos 80: tempos de vacas obesas, oportunismos cegos, o sonho de ser funcionário público e não fazer nada para o resto da vida, os cursos e as universidades a nascerem como cogumelos. Eh pá, de facto a analogia tem muito que se lhe diga….

E a moda!? As cores todas do arco-iris numa única toilete, de preferência fluorescentes e com motivos florais, os vestidos de malha coleantes a moldar o corpo, bem curtinhos para não se esconder nada e os acessórios reluzentes e grandes para se verem ao longe.

Até na TV… as primeiras telenovelas de produção nacional que provocavam choradeiras descomunais à hora do jantar e um ódio de morte aos personagens maus da fita. Era tempo também dos primeiros programas de música, com muitos videoclips a ditar modas e os apresentadores com guiões forçados e ares artificiais.

Na música é que não há analogias possíveis… prontos, alguma coisa havia de escapar.

Mas o mais engraçado, assim à distância, é que desde a crença inocente de que se ia ter um trabalho bom para o resto da vida, ao colorido da roupa e ao experimentalismo televisivo o quotidiano tresandava a esperança. Íamos viver melhor que os nossos pais, íamos ter mais oportunidades, íamos ser em tudo diferentes… a esperança era tal que alguns de nós até sonhavam ir para África acabar com a miséria dos outros como se tivessemos em nós o know how, a varinha mágica para fazer acontecer o mundo perfeito :).

E agora aqui, vemos a história repetir-se em muitos aspectos e do alto da nossa sabedoria, de experiência feita, saboreamos o sentimento de esperança contagioso e brindamos com um gin tónico a um desfecho diferente.

Advertisements

Uma resposta

  1. só mudava uma coisinha: parece portugal do final dos anos 80, que eu lembro-me de uns anos 80 menos flamejantes e mais escuros…

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: