Cabinda


Delta do rio CongoOLYMPUS DIGITAL CAMERA

 

 

 

 

 

Impressionante mesmo foi sobrevoar o Delta do Congo antes de aterrar em Cabinda. Nunca tinha pensado que era ali, ou noutro lugar qualquer, e de repente, já na descida, olho pela janela e vejo aquelas artérias de água a confluirem para o mar. Roguei pragas a mim própria por não ter a máquina fotográfica à mão e fiquei ali colada ao vidro a olhar para aquele cenário magnífico.
Sobre Cabinda e as próximas paragens sejamos honestos: tudo o que eu possa dizer não passarão das minhas impressões fugazes pois para mais do que isso os poucos dias de paragem não me dão legitimidade.
Cabinda é verde, verde… verde tropical e luxuriante. E é pobre, muito pobre também. E está cheia de Chineses, Russos e Portugueses, o que lhe dá um colorido humano diferente. Tinha uma certa ilusão de encontrar melhores infraestruturas e melhores condições de vida. Afinal, estão sentados em cima de minas de petróleo… mas não, o povo continua sem luz, a viver em bairros populares degradados e improvisados. É um contraste estranho ver a linha do horizonte cheia de navios e plataformas a arder e ver as pessoas a movimentarem-se no seu quotidiano de pobreza.
Escolas, já vi decentes e muito más, urbanas e periurbanas. A cidade e a periferia não são atraentes. Amanhã é dia de escolas rurais mais para norte e não prevejo grandes alterações de cenário, excepto por uma maior proliferação do verde que é sempre bem-vinda.

 

Anúncios

Uma resposta

  1. Maninha…o teu trabalho é sempre uma aventura…ainda bem que apesar de todas as contrariedades tu identificas-te com o trabalho que fazes e gostas disso…confesso que não era para mim…espero que continue a correr tudo bem e que consigas fazer o trabalhinho como queres 🙂 beijocas

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: