Angolanices: Lição nº1


Luanda vista de casa.

Luanda vista de casa.

 

Os motoristas, tal como os taxistas de todo o mundo, são uma fonte de informação preciosa e agentes de integração para o desgracado do expatriado que chega a uma terra nova. É através deles que se vão desvendando as regras, a linguagem, a forma de pensar e é com eles que nos rimos de nós e da nossa ignorância e impotência.
Aprendem-se conceitos novos como o de “mulher enquadrada”, por exemplo. Numa sociedade onde o rácio homem/mulher é de cerca de 1:3, segundo a estatistica popular, a maioria das mulheres arranja parceiro, pois há muitos homens com várias mulheres. Então, há uma ou outra que fica sozinha “mas a maioria fica enquadrada”, e a estabilidade social está garantida.
Também se aprendem novas aplicações das palavras, como “chupar” em vez de beber que pode salvar-nos de vários embaraços.
Depois há coisas um pouco mais complexas como “morrer de pensamento” (que é uma das minhas preferidas!). É o mesmo que morrer de desgosto, ou de preocupação, ou de amor (que já não se usa)… enfim, é quando consumimos a vida por cismar demais numa coisa só. Ouvi esta ácerca da desvalorização da moeda que aconteceu no passado, em que de um dia para o outro as pessoas ficaram sem nada, pois o dinheiro amealhado deixara de ter valor. Foi tão mau, que “morreu muita gente de pensamento”.
E tem expressões deliciosas como a “viúva crónica” uma mulher que leva a viuvez tão a peito que veste de preto para o resto da vida e não quer nem ouvir falar de outro homem. Segundo alguns especialistas locais, viúva crónica acha que casamento é doença sem cura para o resto da vida :).

2 Respostas

  1. hehehe…,essa de morrer de pensamento e da viúva crónica são deliciosas…lol…só em África mesmo 🙂

  2. Com o teu texto já aprendi umas expressões giras e novas mas a que gostei mais foi a de “morrer de pensamento”. Ainda não ouviste o “ser penteado”? É o ser multado. Vai construindo o teu dicionário para depois fazermos um bate papo de expressões usuais em áfrica mas muito significativas
    Um beijinho grande.

Deixe um comentário