Angolanices: Lição nº1


Luanda vista de casa.

Luanda vista de casa.

 

Os motoristas, tal como os taxistas de todo o mundo, são uma fonte de informação preciosa e agentes de integração para o desgracado do expatriado que chega a uma terra nova. É através deles que se vão desvendando as regras, a linguagem, a forma de pensar e é com eles que nos rimos de nós e da nossa ignorância e impotência.
Aprendem-se conceitos novos como o de “mulher enquadrada”, por exemplo. Numa sociedade onde o rácio homem/mulher é de cerca de 1:3, segundo a estatistica popular, a maioria das mulheres arranja parceiro, pois há muitos homens com várias mulheres. Então, há uma ou outra que fica sozinha “mas a maioria fica enquadrada”, e a estabilidade social está garantida.
Também se aprendem novas aplicações das palavras, como “chupar” em vez de beber que pode salvar-nos de vários embaraços.
Depois há coisas um pouco mais complexas como “morrer de pensamento” (que é uma das minhas preferidas!). É o mesmo que morrer de desgosto, ou de preocupação, ou de amor (que já não se usa)… enfim, é quando consumimos a vida por cismar demais numa coisa só. Ouvi esta ácerca da desvalorização da moeda que aconteceu no passado, em que de um dia para o outro as pessoas ficaram sem nada, pois o dinheiro amealhado deixara de ter valor. Foi tão mau, que “morreu muita gente de pensamento”.
E tem expressões deliciosas como a “viúva crónica” uma mulher que leva a viuvez tão a peito que veste de preto para o resto da vida e não quer nem ouvir falar de outro homem. Segundo alguns especialistas locais, viúva crónica acha que casamento é doença sem cura para o resto da vida :).

Anúncios

2 Respostas

  1. hehehe…,essa de morrer de pensamento e da viúva crónica são deliciosas…lol…só em África mesmo 🙂

  2. Com o teu texto já aprendi umas expressões giras e novas mas a que gostei mais foi a de “morrer de pensamento”. Ainda não ouviste o “ser penteado”? É o ser multado. Vai construindo o teu dicionário para depois fazermos um bate papo de expressões usuais em áfrica mas muito significativas
    Um beijinho grande.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: