SWEET SUNDAY MORNING


Maputo é uma cidade magnífica para passeios matinais de Domingo. É o único dia em que a cidade fica silenciosa e tranquila, o que nos deixa mais atentos aos seus encantos. O Sol quentinho e o céu azul fizeram-me companhia desde cedo (cedo demais até, porque estou em fuso horário camponês e acordo às 5.30) quando, de máquina fotográfica em punho, me atirei à cidade e fui descobrindo devagarinho o casario, os monumentos e as ruas cheias de sombra onde ia respondendo aos bons dias dos guardas das casas, que sentados nas suas cadeiras de plástico, me cumprimentavam, por simpatia e para atenuar a monotonia de não fazer nada.

O destino estava traçado: a Feira de artesanato, flores e gastronomia. Já não há vendedores no Piri Piri, nem feira do Pau Preto ao lado do Forte, onde os turistas eram esmagados pela persistência de dezenas de pessoas que os rodeavam e agarravam e berravam a tentar oferecer os seus produtos ao melhor preço. Agora não é assim. O Parque dos Continuadores, na Polana, foi reabilitado e adaptado para receber esta feira permanente, onde num espaço verde bonito e cuidado podemos desfilar pelas bancas de artesanato, conversar calmamente com os vendedores e parar para ler um livro, tomar café ou almoçar num dos simpáticos restaurantes com esplanada.

E já agora, li no jornal que o município vai investir a sério na gestão de resíduos sólidos, um dos principais problemas da cidade. O lixo é uma calamidade, sobretudo em algumas zonas da cidade, por isso tudo indica que da próxima vez que cá voltar Maputo vai estar ainda melhor 🙂

Advertisements

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: