FINALMENTE OS JACARANDAS FLORIRAM


Creio que no primeiro post que escrevi nesse blogue depois de chegar a Nairobi disse, que jamais iria embora sem ver os jacarandas em flor e ao fim de tanto tempo por cá, já começava a questionar-me se alguma vez veria as maravilhosas florzinhas azuis.
O desacerto da estação das chuvas que tardou e terminou demasiado depressa parece que teve alguma coisa a ver com o atraso deste encantamento, mas depois de estar fora mais de um mês, regressar e ver a cidade pintada de azul emocionou-me. Eu gosto de árvores, e por cá, por estas latitudes, tenho uma admiração tremenda pelos embondeiros, imensos e peculiares e um carinho especial pelas acácias que me dão sempre a sensação de estarem de braços abertos ao Sol, mas os jacarandas são as que mais me encantam, principalmente quando explodem de cor. É uma arvorezinha de aspecto frágil e delicado mas que quando floresce parece etérea e transforma-se numa espécie de nuvem azul que ofusca tudo à sua volta. Aqui ofusca a poluição, o caos urbano, o pó e põe-me a olhar para o céu.
Não podia ter recebido melhor presente de boas-vindas!
E com os jacarandas em flor parece que veio também a chuva persistente para acabar com a seca, ou pelo menos para aliviar o sofrimento dos milhões de pessoas mais afectadas pela falta de água. E se bem que a fome não acaba de um dia para o outro, a esperança trazida pelas chuvas, que segundo as previsões vão ser estáveis até Janeiro, já levou muitos agricultores a voltar a lançar sementes à terra, à espera do milagre da vida e da renovação.
Vou ver se por estes dias me aventuro num safari fotográfico, pela cidade pintada de azul, para poder mostrar-vos aquilo que com as palavras não consigo descrever.

2 Respostas

  1. Que bom terem aparecido de novo as crónicas! A gente habitua-se a ler coisas poeticas e depois…Aguardo o safari fotográfico pois essas arvorezinhas são umas das maravilhas da natureza. Vou ver se encontro um poema ao embondeiro para te enviar. Na altura gostei imenso e só me recordo que era de um angolano. Se calhar já conheces não.Um abração! Cuida de ti.Fica bem.

  2. Vou ver se me aventuro a tirar fotos pela cidade domingo de manhã quando estiver toda a gente na missa :D. Nairobi não é propriamente a cidade mais segura para andar com a minha maquina pelas ruas :)E sim, tb já estava com saudade de escrever aqui na tasca!Não me recordo de nenhum poema desse género. Gostava de ver.Beijinhos!

Deixe uma Resposta

