CURIOSIDADES


A qualidade da comunicação social e a liberdade de imprensa. Desde o primeiro dia em que cheguei que tenho estado atenta e consumido bastante jornalismo, sobretudo escrito. Para mim é um meio fundamental para me contextualizar e conhecer melhor o país e foi com alguma surpresa que constatei que no Quénia se faz bom jornalismo, independente, inteligente e audaz. Além da actualidade nacional, também as notícias internacionais estão sempre presentes, com uma clara preferência pelos países africanos, mas sem esquecer o resto do mundo. O Daily Nation, sobretudo, é uma referência de jornalismo sério e alguns cronistas, como a Lucy Oriang (a minha preferida), são absolutamente brilhantes.

De acordo com uma recente sondagem de opinião as instituições em que os quenianos mais confiam são a comunicação social (73%), as ONGDs e o sector privado. No final da lista com cerca de 3% de confiança está o parlamento, seguido de toda a classe política e da justiça. É curioso, eu já vi este cenário em qualquer lado :). Dá que pensar!

Todos os dias há notícias de linchamentos e casos de justiça popular. É clara a ineficiência policial (com falta de capacidade de resposta e elevados índices de corrupção) e das instâncias judiciais na resolução dos problemas. É assustadora a resposta popular. A facilidade com que se organizam milícias e se recorre à justiça popular é um sintoma que parece estar a tornar-se numa doença cada vez mais perigosa para a saúde do país.

Anda um leopardo à solta em Nairobi. O Kenya Wildlife Service já tentou de tudo mas o animal continua a aterrorizar algumas partes da cidade e vai dando conta de algumas cabecitas de gado (coitado tem de comer, num é?!). Para mim o que é curioso não é propriamente a deriva do bicho mas o facto de ele ainda não ter morrido atropelado.

Advertisements

2 Respostas

  1. Já regressada ao centro da civilização não é! Que semelhanças encontrei em algumas coisas, claro nas más…cá como lá o bicho corruptivo actua e fere o mais fraco. Bom fds. Nós cá temos o 25 de Abril. Saudades, boa saúde

  2. Sei que sou suspeita para falar, mas saber que o Quénia tem um jornalismo bom e sobretudo independente, para mim, é um sinal muito positivo. Oxalá se mantenha assim. :)Essa sondagem sobre a confiança nas instituições faz-me pensar que nalgumas coisas o Quénia não é assim tão diferente de Portugal, lolol!!Pena a justiça popular. 😦 E o leopardo à solta. 😛

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: